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O skeumorfismo imita os objetos do mundo real dentro do digital. Isso melhorou muito a usabilidade nas interfaces de sites e aplicativos, devido aos usuários já conhecerem esses objetos, e o que eles fazem, criando assim um mapa mental para esses usuários, melhorando consideravelmente a facilidade do entendimento do ícone/imagem que representa uma funcionalidade.
![](https://www.andrealourenco.com/wp-content/uploads/2020/01/skeumorfismo.jpg)
Essas duas metáforas abaixo são uma das mais utilizadas no mundo digital, mantendo relação direta com o mundo real.
Na imagem da esquerda, o ícone do mouse (que é uma seta), vira uma mão ao passar por cima de um link, para mostrar que ali é um lugar onde pode-se clicar, ou apertar com o próprio dedo.
O ícone da direita, um disquete, é o mais utilizado na maioria dos sistemas, para que o usuário possa fazer uma analogia que, ao clicar, as ações por ele feitas, serão salvas. Não necessariamente em um disquete, como antigamente, mas serão salvas.
*Trabalho apresentado na Pós-graduação de UX e UI da Unyleya