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Para exemplificar a Gameficação, foram selecionados o aplicativo Duolingo, que é um aplicativo pra se aprender uma nova língua, e a nova forma que a Gerdau adotou para treinamento de seus funcionários da segurança.
Sobre o treinamento da Gerdau:
a) Dinâmicas:
Foi lançado um treinamento em segurança, em todas as unidades industriais que a empresa possui, baseado em realidade virtual. A dinâmica consiste em uma imersão no ambiente virtual, e o colaborador tem que identificar quais são as situações de risco que ele verifica, juntamente com o grau de severidade, entre alto, médio e baixo.
b) Mecânicas:
O jogador deve sempre apontar o que perceber de errado no seu ambiente virtual, gerando um feedback no final do jogo, dizendo como foi sua atuação, quantos erros deixou de identificar, e quais foram categorizados de acordo com o esperado.
c) Componentes:
Nesse caso, os componentes são os acertos e erros que o colaborador fará, gerando uma competitividade entre os colaboradores para saber quem sairia melhor no treinamento, gerando mais acertos.
Sobre o aplicativo Duolingo
a) Dinâmicas:
O aplicativo tem como objetivo o ensino de línguas estrangeiras, onde, sob forma de pontuação, o usuário vai subindo de nível conforme vai avançando nas tarefas e aprendizado.
b) Mecânicas:
O jogador/aluno deve sempre acertar as lições para poder subir de nível e obter novas fases de treinamento, com novos aprendizados.
c) Componentes:
Os componentes seriam os acertos, e como há a possibilidade de se conectar a uma rede, é possível comparar seu andamento com os amigos, gerando uma competitividade entre os envolvidos.
Comparativo:
Nos dois exemplos apresentados, os usuários têm que imergir no ambiente virtual e serem capazes de realizar as tarefas propostas. No caso da Gerdau, por ser em realidade virtual, a imersão é maior ainda.
Ambos possuem competitividade entre os jogadores/alunos, o que gera a vontade de ser sempre o melhor possível do que o outro.
No Duolingo há a passagem de nível, fazendo com que o usuário esteja sempre preocupado em estar fazendo as lições para ir subindo de nível. No caso do treinamento da Gerdau, não há mudança de nível, é apenas uma forma diferenciada de demonstrar o conhecimento através da gameficação.
Referências:
Convergência Digital. Com gamificação, Gerdau disponibiliza treinamento global de segurança em realidade virtual <http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=45313&sid=46#.XHgXJcBKjcu/> Acesso em: 20 de fevereiro de 2019
Blog Prestus. Gamificação: Exemplos de Uso em Empresas. <http://blog.prestus.com.br/gamificacao-exemplos-de-uso-em-empresas/> Acesso em: 20 de fevereiro de 2019