Este case pode ser entendido como um case que deu certo porque deu errado. Nele ficou claro a importância que é a entrevista com o usuário antes de iniciarmos o projeto em si. Isso ocorreu em 2017, e o nome da pizzaria foi trocado e o logo é fictício, mas a história do case é bem verdadeiro.
Uma amiga, também designer, conseguiu um trabalho que teria sido muito legal, e me chamou para trabalhar com ela: criar um aplicativo para uma pizzaria, e o dono do negócio queria que tivesse um chatbot instalado nele, e que os pedidos do aplicativo fossem feitos via chatbot. O dono era bem inovador, e o Watson da IBM estava no seu auge, então ele queria que fosse tudo feito com o Watson.
Desafio aceito, então entramos em contato com desenvolvedores que conheciam a plataforma BlueMix, onde ficava instalado o Watson, para um primeiro encontro e discussão das possibilidades mediante o briefing que o cliente pediu.
Visão de Negócio
Logo na primeira conversa e debate, percebemos que por ser um pequeno negócio, o custo seria muito grande para se desenvolver um aplicativo. Além disso, convencer um cliente a baixar um aplicativo seu não é tarefa fácil. Seria mais fácil o cliente final, quem vai encomendar a pizza, encontre a pizzaria em um Ifood ou Uber Eats. Assim, foi sugerido ao cliente que fosse feito um site. Ele concordou, e seguimos com os debates.
Personas
Para criarmos as personas, que são baseadas nos usuários reais do site da pizzaria, entrevistamos várias pessoas entre 30 e 60 anos, e perguntamos qual era a forma que eles pediam uma pizza. Foi unânime pegar o telefone e discar para uma pizzaria. Uma pessoa falou que pesquisa no Google pizzaria nas proximidades, e todo o resto já tinham suas pizzarias favoritas, e muitos tinham folder em casa ou um número anotado, mas todas utilizam o telefone como principal forma de se pedir uma pizza.
Com isso em mente, resolvemos pesquisar
Comportamentos:
Procura sempre por promoção
Vive conectada full time na internet e redes sociais
Gosta de saber de tudo
Adora tecnologia
“Olá, eu sou a Suzy! Adoro comer pizza com os amigos, mas como sou estudante, sempre procuro pelas promoções.”
Características:
17 anos
Gosta de sair com os amigos
É estudante do ensino médio
Mora com os pais
Consumidora de fast food
Não trabalha, mas recebe mesada
Necessidades e Objetivos:
Comprar pizza para comer com a galera
Saber se o entregador está chegando
Receber notificação no celular
360 View
Foi utilizada a técnica de planejamento 360 view, apresentada por Nelson Vasconcelos no Design Sprint Methods. Esta ferramenta ajuda a responder a dúvidas e divide o projeto entre a experiência do usuário (desejabilidade), negócios (viabilidade) e tecnologia (capacidade).